Aproveitei a oportunidade da abertura da Correição Anual realizada na 5ª Vara de Família e Sucessões de Teresina, para lançar o Projeto Themis, por mim idealizado, cujo propósito é acelerar o andamento dos processos físicos dessa Unidade Judiciária e sentenciá-los em um prazo razoável a ser estabelecido no cronograma, pois estes processos se encontram com acentuado atraso na sua tramitação devido aos problemas que a Vara vem enfrentando nos últimos meses, principalmente porque permaneceu - como ainda permanece uma vez que estou respondendo interinamente até o preenchimento da vaga - por mais de quatro meses sem titular em face do falecimento da colega e amiga Regina Coeli. Quem sabe ela esteja no céu nos inspirando neste projeto , como diz seu nome de origem latina que significa "rainha do céu"?
O Projeto Themis visa a conclusão na primeira instância ( até a sentença ), dos processos físicos, em um espaço de tempo menor possível para que, atingida esta meta, permaneçam tramitando somente os processos virtuais do sistema PJE e eventuais cumprimentos de sentença (execuções) dos processos físicos.
Themis é a inspiração deste projeto. Além de ser o nome do sistema eletrônico de processamento dos feitos físicos , representa a deusa da justiça na mitologia grega. Os mitos nos ajudam a entender a psique humana, cujos arquétipos são personificados por deuses e deusas. Portanto a mitologia nos revela a mente humana e seus meandros. Atemporais e eternos, os mitos estão presentes na humanidade, independente de tempo ou lugar. Somos todos deuses e heróis da nossa própria jornada .
Themis, a deusa da Justiça, filha de Urano e Gaia, é representada empunhando uma balança onde equilibrava a razão e a emoção. Themis casou-se com Zeus e esse casamento inseriu a ordem e equidade no mundo. A deusa Themis era a guardiã da consciência coletiva e personificava a lei, a ordem social e a justiça divina. Para saber mais sobre este arquétipo clique AQUI .
Quando assumi a 5ª VFS verifiquei a necessidade de um esforço hercúleo, quase sobre humano, para que as metas exigidas sejam atingidas, pois a quantidade de processos físicos conclusos no Gabinete e para cumprimento de decisões, despachos e sentenças na Secretaria da Vara, bem como os processos virtuais, exigem tal esforço. Confesso que no início fiquei bastante preocupada . Entretanto, tenho como filosofia de vida uma postura de esperança e fé na resolução dos problemas e eventualidades que às vezes se apresentam, pois o que seria da vida sem desafios e provas? Assim, tomei a tarefa de estar à frente dessa Vara como uma missão a mim confiada pelo Presidente do TJPI à época da minha nomeação, Des. Erivan Lopes. E só tenho a agradecer a ele por ter me escolhido para esta missão, hoje fico honrada pela escolha.
No início relutei, confesso até que fiquei um pouco inconformada, pois estava na minha zona de conforto, trabalhando conjuntamente com um juiz titular como juíza auxiliar da 4ª VFS, cujo ambiente de trabalho sempre foi o melhor possível. No entanto, refleti e percebi que o desafio veio para me fazer evoluir profissionalmente. Assim abracei o desafio com fé e esperança, tornando-o um amigo e não um desafeto .
Entretanto sei que sozinha nada poderei fazer e para lograr êxito nessa empreitada necessito do auxílio da Corregedoria de Justiça e da Presidência do TJPI , bem como da boa vontade dos servidores da Vara. Com este propósito fizemos da abertura da Correição uma pequena comemoração e confraternização, aproveitando para promover o entusiasmo e a alegria no ambiente de trabalho , lançando o projeto Themis e cantando os parabéns dos servidores que fizeram aniversário no mês de fevereiro: Herbert ( assessor jurídico) , João ( estagiário ) , Susie e Sâmia ( esta migrou recentemente para a 1ª Vara da Fazenda Pública ).
A todos os servidores, tanto do Gabinete como da Secretaria, minha gratidão pelo empenho e boa vontade. Sem eles nada poderíamos fazer, pois como o povo diz " uma andorinha só não faz verão ". Portanto, " com alegria, igual a um bando de andorinhas " ( como os versos do hino da criança que eu cantava com os colegas , na escola onde fui alfabetizada ), vamos juntos realizar a Grande Obra da 5ª Vara de Família e Sucessões de Teresina !
A todos os servidores, tanto do Gabinete como da Secretaria, minha gratidão pelo empenho e boa vontade. Sem eles nada poderíamos fazer, pois como o povo diz " uma andorinha só não faz verão ". Portanto, " com alegria, igual a um bando de andorinhas " ( como os versos do hino da criança que eu cantava com os colegas , na escola onde fui alfabetizada ), vamos juntos realizar a Grande Obra da 5ª Vara de Família e Sucessões de Teresina !
Boa sorte aos colegas! Estava com saudade de ler seus textos. O estilo continua o mesmo! Gratidão por tudo!
ResponderExcluirOlá Jeferson,
ResponderExcluirEu que tenho muito a lhe agradecer !
Fraterno abç