sexta-feira, 8 de março de 2019

PROJETO THEMIS



Aproveitei a  oportunidade da  abertura da Correição Anual  realizada na  5ª  Vara de Família e Sucessões de Teresina,  para  lançar   o  Projeto Themis,  por mim idealizado, cujo propósito é  acelerar  o andamento  dos processos  físicos  dessa  Unidade Judiciária e sentenciá-los em um prazo razoável  a ser  estabelecido no cronograma,  pois estes processos se  encontram   com  acentuado  atraso na  sua  tramitação  devido  aos  problemas que  a  Vara  vem enfrentando  nos  últimos  meses, principalmente  porque   permaneceu - como  ainda  permanece uma vez que  estou  respondendo interinamente até o preenchimento da  vaga - por mais de quatro meses  sem  titular em face  do  falecimento   da  colega e  amiga   Regina Coeli. Quem  sabe  ela  esteja  no céu nos inspirando neste projeto , como diz  seu nome de origem latina que  significa "rainha do céu"?

O Projeto Themis   visa  a conclusão na primeira instância ( até a sentença ), dos  processos  físicos, em um espaço de  tempo  menor  possível  para  que,  atingida  esta  meta,  permaneçam  tramitando  somente os  processos  virtuais  do  sistema PJE  e  eventuais cumprimentos de  sentença  (execuções)  dos processos físicos. 


 Themis  é  a  inspiração deste  projeto. Além de ser o nome do sistema eletrônico  de processamento  dos  feitos  físicos , representa  a  deusa  da  justiça   na mitologia grega.  Os  mitos  nos ajudam a  entender  a psique  humana, cujos  arquétipos  são personificados  por  deuses  e  deusas.  Portanto a  mitologia  nos revela  a mente  humana e  seus  meandros. Atemporais  e  eternos,  os  mitos  estão presentes  na   humanidade,  independente  de tempo  ou  lugar.  Somos  todos  deuses e  heróis da  nossa  própria  jornada .

Themis, a  deusa  da Justiça,  filha de Urano e Gaia,  é  representada  empunhando uma  balança onde  equilibrava a  razão e  a  emoção. Themis  casou-se  com  Zeus  e  esse  casamento inseriu a ordem e  equidade  no mundo. A deusa Themis  era  a  guardiã  da consciência  coletiva  e  personificava  a  lei, a ordem  social e a  justiça  divina. Para  saber  mais  sobre  este  arquétipo clique  AQUI .

Quando  assumi  a 5ª VFS   verifiquei  a necessidade  de  um esforço  hercúleo, quase  sobre humano,  para  que as metas exigidas   sejam  atingidas, pois  a quantidade de processos  físicos  conclusos no Gabinete e para  cumprimento de   decisões, despachos e  sentenças   na  Secretaria  da Vara, bem  como   os processos  virtuais, exigem  tal   esforço.   Confesso  que  no início  fiquei  bastante preocupada .  Entretanto,  tenho    como  filosofia de  vida  uma postura  de  esperança e  fé  na  resolução dos problemas  e  eventualidades  que  às  vezes  se  apresentam, pois o que seria  da  vida  sem  desafios e  provas?  Assim,  tomei  a  tarefa  de  estar  à  frente  dessa  Vara  como  uma missão a  mim  confiada  pelo Presidente do  TJPI   à   época  da  minha  nomeação, Des. Erivan Lopes. E  só tenho a  agradecer  a ele  por  ter  me  escolhido para  esta missão,  hoje fico  honrada pela escolha.

No início  relutei, confesso até  que  fiquei  um pouco inconformada, pois  estava  na minha   zona de  conforto, trabalhando  conjuntamente  com   um  juiz  titular como  juíza  auxiliar  da  4ª  VFS, cujo ambiente de  trabalho sempre foi o melhor possível. No entanto,  refleti  e  percebi  que o  desafio  veio para  me  fazer  evoluir  profissionalmente. Assim  abracei o  desafio com fé e  esperança, tornando-o  um amigo  e não  um  desafeto . 

Entretanto  sei que  sozinha  nada  poderei  fazer  e  para  lograr êxito  nessa  empreitada  necessito  do auxílio  da  Corregedoria de Justiça   e  da   Presidência do  TJPI , bem como  da  boa  vontade  dos  servidores  da  Vara.  Com  este  propósito  fizemos  da  abertura  da Correição  uma  pequena  comemoração e confraternização, aproveitando para  promover o  entusiasmo e a  alegria no ambiente  de trabalho , lançando   o  projeto  Themis  e  cantando  os  parabéns dos  servidores   que  fizeram aniversário  no  mês de  fevereiro: Herbert  ( assessor jurídico) , João (  estagiário ) , Susie   e  Sâmia  ( esta  migrou  recentemente para a 1ª Vara da  Fazenda Pública ).

A todos  os  servidores,  tanto do Gabinete  como  da  Secretaria,  minha  gratidão pelo  empenho  e  boa vontade.  Sem eles  nada  poderíamos  fazer,  pois  como o  povo  diz  "  uma  andorinha  só  não  faz  verão ". Portanto, " com  alegria,  igual a  um  bando de  andorinhas " ( como os versos  do  hino da  criança que eu cantava  com os  colegas ,  na  escola onde  fui alfabetizada ), vamos  juntos  realizar a  Grande Obra  da  5ª  Vara de Família e Sucessões de Teresina !









2 comentários:

  1. Boa sorte aos colegas! Estava com saudade de ler seus textos. O estilo continua o mesmo! Gratidão por tudo!

    ResponderExcluir
  2. Olá Jeferson,
    Eu que tenho muito a lhe agradecer !
    Fraterno abç

    ResponderExcluir