sexta-feira, 8 de março de 2019

O DIA INTERNACIONAL DA MULHER E OS ARQUÉTIPOS FEMININOS




A ideia de criar o Dia da Mulher surgiu no final do século XIX e início do século XX nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas femininas por melhores condições de vida e trabalho,   e pelo direito de voto.  Em 26 de agosto de 1910, durante a Segunda Conferência Internacional das Mulheres em Copenhagen, a líder das  operárias , a  alemã Clara Zetkin ,  propôs a instituição de uma celebração anual das lutas pelos direitos das mulheres trabalhadoras.  Esta iniciativa  foi abraçada pelo movimento  feminista  e  assim  foi  instituído o dia 
internacional da mulher . 

Neste  dia  cabe  uma reflexão ...  
O que é ser  mulher?  
Qual o conceito de  feminilidade ? 

Para   estas perguntas   há  necessidade  de conhecer  os  arquétipos e mitos   femininos .Arquétipos são fontes derradeiras daqueles padrões emocionais de nosso inconsciente, sentimentos, instintos e comportamentos. No caso, arquétipo feminino é todo padrão de pensamento que  utiliza  a sensibilidade , criatividade, inspiração, beleza, impulsos de absorver, reproduzir, unir e  ser maternal. 

A abordagem mitológica ajuda na compreensão do ser humano e em seu posicionamento no mundo que o cerca. O mito serve como elemento de orientação. Assim como os pais ensinam aos filhos como é a vida, relatando-lhes as experiências vividas, os mitos também fazem a mesma coisa, porém num sentido mais amplo, delineando padrões para a caminhada existencial, com o recurso da imagem e fantasia. Jung vê o mito “como uma verdade profunda de nossa mente”. Freud , o pai da psicanalise,  estudou  com profundidade  a mitologia  ao criar sua  teoria  psicanalítica.

Como representação dos padrões arquetípicos femininos existem sete  deusas  na mitologia grega .  Conhecer esses arquétipos nos auxilia  na  busca  do  autoconhecimento.  Vejamos as características ou  os padrões de  comportamento  que moldam o nosso caráter,  representados   pelas sete  principais deusas do panteão  grego : 

 
ARTÊMIS / DIANA 



Ártemis  é a mulher atlética,  esportiva, que aprecia a vida ao ar livre e a convivência  com os animais. Ama a natureza e dedica-se à proteção do meio ambiente. Sabe viver só e sente-se bem assim. Pode ser vingativa e cruel, se ultrapassarem o limite imposto por ela mesma . Seu pai era Zeus, deus líder do Olimpo. Pediu ao pai  arco e flechas, uma quadrilha de cães de caça, ninfas para acompanhá-la, uma túnica curta para correr, montanhas e selvas como seus lugares especiais . Pediu também  a castidade eterna. Seu pai lhe concedeu tudo e mais o privilegio de fazer suas próprias escolhas. 

É deusa da caça e da lua,  personificando  o espírito feminino independente. Possui capacidade de concentração e direcionamento,  possibilitando  atingir qualquer meta. Como deusa virgem  era imune à paixão  e representa um sentido de integridade, uma atitude de cuidar de si mesma. Esse arquétipo possibilita à  mulher sentir-se completa,  mesmo sem um homem. Representa as qualidades do movimento feminista. com a irmandade entre as mulheres,  afinidade com a selva e a natureza não doméstica, responsável pela identificação que algumas mulheres experimentam entre si mesmas e a natureza, quando saem com mochilas pelas montanhas.


ATHENA /MINERVA


Athena é o arquétipo da  mulher extremamente profissional e prática,  que busca realizar-se numa carreira onde possa mostrar sua sabedoria, equilíbrio, cultura e educação. É semelhante ao arquétipo da deusa Themis, como se  fossem gêmeas , pois  também é considerada deusa da justiça.  Não briga à toa, envolvendo-se em causas justas, às quais defende com argumentos irrefutáveis, o que lhe concede quase sempre o merecimento da vitória. Como deusa da sabedoria, era conhecida por suas vitórias e soluções práticas. Como arquétipo, personifica as  mulheres de mente lógica, governadas pela razão.Quando a mulher reconhece o modo intenso com que sua mente trabalha, como uma qualidade feminina, ela pode desenvolver uma auto-imagem positiva, sendo feminina mesmo  atuando como executiva  no  mundo masculino . 

Como Ártemis, é  motivada por suas próprias prioridades. Difere desta no sentido que procura a companhia dos homens, precisa estar no meio da ação e do poder masculino. Personifica o “adulto sensível” com sua conformidade aos padrões adultos tradicionais e a falta de romantismo ou idealismo, pois é  uma deusa  muito prática.É estrategista e eficaz para as batalhas da  vida  e  assuntos políticos. É protetora das  artes e dos  artesões e  por isso  é  especialista   em tarefas  que são  úteis e esteticamente agradáveis.Vivencia o bom senso , o meio termo, o que é justo , o equilíbrio , nunca os extremos.  

A Mulher Atenas é  prática, desconfiada, desinibida, segura.  No lar, se sobressai nas artes domésticas, usando sua mente prática e olho estético para dirigir  a vida doméstica  com ordem e eficiência . Sua relação com outras  mulheres é  distante ou evitada. É competitiva e de poucas  amigas.  Em relação aos homens  sente-se  atraída  pelos que  são  bem sucedidos, e não tem paciência com pessoas sonhadoras. Gosta de amizades  masculinas . Aprecia que  os  filhos sejam  competitivos, extrovertidos e intelectualmente curiosos.


 HÉSTIA / VÉSTIA



Hestia é a  deusa do  fogo . Recusou-se a casar, permanecendo virgem para sempre. Proporciona a mulher sentimento de integridade e inteireza. Este arquétipo se desenvolve em comunidades religiosas, pode  tornar-se " beata "  ou integrar  uma congregação  religiosa.  É o arquétipo da mulher sábia que  já  passou  por  por  muitas  experiências na vida . No  trabalho  lhe  falta ambição e ímpeto, não valoriza o poder. Destacam-se em profissões em que se requer calma e paciência. Em relação às  outras  mulheres tem poucas amigas e não se interessa por conversa fiada, política ou assunto intelectual. 

Seu dom é ouvir com o coração compassivo, permanecendo centrada no meio de qualquer perturbação , proporcionando um lugar caloroso ao lado de “sua lareira”. Com os  homens , adapta-se à forma tradicional do casamento. É fiel, embora não exija fidelidade. Pode aparentar dependência, porém mantém sua autonomia interior e confiança em si mesma.Não precisa de um homem para sentir-se emocionalmente completa. Ela prefere cuidar do lar, aprecia a autonomia de decidir como será sua casa e gosta do amparo econômico que lhe permite tempo para sua dedicação  àquilo que mais  gosta .

Com os filhos pode ser um pouco desligada como mãe, quando se volta mais para o seu  interior. Seu amor maternal  pode  não ser demonstrado. Mas geralmente  dá aos filhos carinho e atenção, permitindo  que sejam eles próprios pois não tem muitas  ambições relativas aos  mesmos.


 HERA / JUNO

Hera representa a  mulher ligada ao poder. Mulheres  com este  arquétipo são  líderes políticas ou esposas de políticos.  São  apegadas à tradição, não abrindo mão de um casamento convencional, com moralidade, fidelidade e companheirismo, sendo boas esposas e  verdadeiras  "rainhas  do lar". Hera era irmã e esposa de Zeus (  no Olimpo havia  incesto ) . Ciumenta,  dirige  sua  raiva à  rival  e nunca à Zeus. Representa os três estados na vida da mulher: virgindade, casamento, separação e viuvez. Representa  também o desejo ardente de ser casada .  É  capaz de se estabelecer numa relação, ser leal, fiel, suportando dificuldades com o companheiro. Casamento aqui tem três aspectos: a satisfação de uma necessidade interior, reconhecimento exterior entre marido e esposa e  busca da  totalidade através do “matrimônio sagrado”. 

Reage à  perda com raiva e não com depressão. O trabalho é aspecto secundário em sua visa, porém pode ser boa e alcançar êxito aí. Contudo, se não for casada, se sentirá fracassada.  Quando está só, mantém relações sociais, mas casada se afasta das amigas. Suas amizades não são aprofundadas . É  atraída por homens de sucesso. . Não é muito maternal, a menos que o arquétipo da Deméter também seja presente . Pode chegar a usar os filhos para manter o marido.


DEMÉTER / CERES


Deméter  é a mulher-mãe. Gosta de estar grávida, de amamentar e de cuidar de crianças. Geradora não só da vida mas também de sentimentos, emoções, experiências. É a que protege, acolhe e alimenta. Aquele que  se apresenta com reservas aparentemente inesgotáveis de energia. A que cuida de tudo o que é pequeno, carente e sem defesa.  Foi a  quarta  esposa  de Zeus, também seu irmão, com quem teve uma única filha, Perséfone. Arquétipo da mãe, fornecedora de alimentos materiais e espirituais. Motiva as mulheres a nutrirem os outros, serem generosas e doadoras. Representa o instinto materno, o desejo de estar grávida e de ter filhos , ou ainda ser mãe adotiva , babá ou algo no qual possa expressar o amor maternal. Quando é  mãe angustiada, com muito apego aos  filhos ,  vive em depressão.

Geralmente procuram profissões educativas ou de assistência social , inclinadas a  trabalhos tidos como “femininos”. Qualquer inveja ou ciúme será em relação aos filhos. Caso não tenha  filho sente-se amargurada pela gravidez de outra. Ressente-se com as feministas por desvalorizarem o papel da maternidade.  Atrai homens que se afinam com mulheres maternais. Não escolhe, é escolhida, e pode permanecer com um homem por piedade . Tem muita expectativa sobre os homens, mas freqüentemente os vê como “eternos meninos”. É ardente, afetuosa e feminina, mas prefere carinho a sexo . Às vezes pode ser  puritana . É uma mãe  extremamente dedicada e quando os filhos  casam  e  saem de  casa  sente-se perdida , pois o  filho  é  uma extensão de si mesma, compartilhando os mesmos valores.

Vive deprimida e zangada se pára de atuar como mãe. Algumas temem o abandono desde que a criança nasce, e assim, limitam a independência e o relacionamento dos filhos  com os outros, podendo  tornar-se  super protetora . Pode ser do tipo que nunca diz não ao filho, não estabelecendo limites.


PERSÉFONE/PROSERPINA






Perséfone  personifica o arquétipo da  mulher atraída pelo mundo espiritual  e  pelo culto aos mortos.  O aspecto de deusa  do mundo inconsciente  desenvolve um resultado de experiência e crescimento. Simbolicamente pode representar camadas mais profundas da psique. E neste caso, representa a habilidade de movimentar-se de um lado para outro, entre a realidade do mundo” real” baseada no ego e o inconsciente ou realidade arquetípica da psiquê. 


Quando este arquétipo está ativo, é possível para a mulher integrar os dois aspectos em sua personalidade. As mulheres Perséfone, podem permanecer receptivas à mudança e jovens de espírito durante toda a vida.  Inclina-se a ter mais de uma  atividade  profissional  e  gosta de  estar sempre  com  a família e amigos . Se sobressai em empregos que não requerem iniciativa ou persistência. Gosta quando tem um patrão a quem agradar. Pode tornar-se diferente com o aspecto rainha do mundo inconsciente. Então vai entrar num campo criativo, psicológico ou espiritual .Se for tratada como frágil durante a vida, assumirá esse papel podendo tornar-se bastante  egocêntrica.  Sua amiga mais íntima, geralmente, tem forte personalidade. 

Perséfone evoca respostas maternais em suas relações com as mulheres. Três tipos de homens  são atraídos pôr ela: os tão jovens e inexperientes como ela; os malandros atraídos por sua inocência e homens que não se sentem confortáveis com mulheres amadurecidas. A relação com um homem pode ser o meio que a faz separar-se da mãe dominadora. A mulher na fase Perséfone jovem, é como Bela Adormecida ou Branca de Neve, inconsciente de sua sexualidade, espera o príncipe vir acordá-la. E então, se descobrem mulheres apaixonadas, um efeito positivo em sua auto-estima, pois antes sentia-se uma garota disfarçada de mulher. Por sua natureza frágil , se submetem a opiniões de pessoas de personalidade forte. Não é  competitivas e nem atrevida. Não se sente autêntica como mãe, sendo insegura ( precisa ter Deméter ativada para sentir-se mãe). Pode alimentar a imaginação de seus filhos e capacidade de brincar, compartilhando esses aspectos de si mesma com eles. 


AFRODITE / VÊNUS


Afrodite ou Vênus  representa  a mulher  extremamente feminina, atraente, sedutora  e  pode usar esses  dons  como arma mortal, satisfazendo seus desejos. Sensual, sensível e refinada, está voltada principalmente para os relacionamentos humanos, para a beleza e inspiração nas artes. É  considerada a  mais bela das deusas. Seu arquétipo governa o prazer do amor e da beleza, da sexualidade e da sensualidade feminina. Afrodite impele as mulheres a preencherem funções criativas e procriativas, toda mulher apaixonada está sob domínio  deste arquétipo. Tem natureza alquímica, podendo transformar-se , passando de regente do amor comum, carnal ( Afrodite Pandêmia ) ao amor espiritual ( Afrodite Celestial ) .  É mais reconhecida pela sua atratividade . Seu arquétipo cria um carisma pessoal e  magnetismo. Trabalha naquilo  que possa envolvê-la emocionalmente e gosta de variedade e intensidade. Somente quando está totalmente ocupada criativamente é que age bem. Assim, é provável ser encontrada nas  artes ( música, pintura , dança, poesia,  etc) ,  como terapeuta ou no  magistério.  Faz o que gosta, não o que dá dinheiro. 

Em relação às amizades femininas  este  arquétipo  quase  sempre é causadora de  ciúme nas  mulheres que vêem seus maridos reagindo a ela  com crescente animação. Afrodite se abala com tais cenas de ciúmes, pois  não é  ciumenta  nem possessiva e não  entende esse sentimento  das  outras mulheres. Geralmente  atrai   homens criativos, complicados, mal humorados ou emotivos. É uma  boa mãe e  consegue um nível de comunicação profundo com os filhos através de seu olhar . Inspira os filhos com seu entusiasmo e  estes  geralmente têm sucesso. 

E você,  com  quais  dessas  deusas se  identificou ?

Quais os  arquétipos  femininos que  predominam no  seu psiquismo ? 

Quanto aos  homens , podem avaliar  quais  os  arquétipos predominantes  em suas  esposas ou namoradas? 

Vale  esclarecer que esses  arquétipos   mudam, conforme  a  fase em que a mulher  se encontra  e   o momento  que  vivencia . Por exemplo, quando a mulher está  grávida o arquétipo da deusa Deméter  fica  mais  ativo.  

Na psique das  mulheres  bem resolvidas  quase  sempre  estão presentes pelo  menos  três  dessas  deusas ,  de acordo  com  o  seu  padrão de pensamento  e   comportamento. E quando  as  deusas  estão em  desarmonia  na psique  da mulher, certamente  ela  precisa buscar ajuda profissional de  um psicoterapeuta. Por  exemplo : se  a mulher  desenvolve  somente  um desses arquétipos,  deixando de lado  os outros,   pode tornar-se  rígida  em  seus  conceitos e  prejudicar  sua  evolução enquanto ser  humano . Portanto, o ideal é que  os  arquétipos sejam  vivenciados na sua plenitude e que a mulher  se  torne  realmente  uma  poderosa  deusa , segurando nas  suas  próprias  mãos as  rédeas do seu  destino . 

Por último , vale  ressaltar  que  mitologia  não  é  religião. Não se  confunde  deusas e deuses  com   Deus .  Algumas pessoas  entendem que  falar de  mitologia é heresia  e  descartam os mitos  por  preconceito . Deus, o  Absoluto ,  é  onisciente, onipresente e  onipotente .  Os deuses  e deusas  da mitologia  têm   características  bem humanas, enquanto  Deus  é  pura perfeição . E para  chegar a  Deus ,  há  de  se  compreender , antes ,  o  ser humano,  pois  como consta na Bíblia sagrada  somos  feitos  à  Sua  imagem e  semelhança . 


Por Tânia Regina Sousa 
Em, 08/03/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário