segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Minha Trajetória

 
Sobre  Palmeirais  aqui

Esta  é a  primeira  postagem  deste blog e  quero que  ela  seja  especial .  Vou contar um  pouco  sobre a   cidade de Palmeirais, onde passei minha infância. E um pouco da  minha  trajetória profissional ,  o caminho percorrido   até  aqui .

Palmeirais  é uma cidadela  situada no médio Parnaíba  ( no Piauí há  três microrregiões distintas:  o baixo Parnaíba  ao sul  , o alto Parnaíba  ao norte e o médio Parnaíba , ao  centro ) .  Está localizada a  102 km de Teresina , com uma população estimada em 12.000 habitantes . Foi nessa   pequena cidade que  eu  vivi  até os nove  anos de idade, apesar de  ter  nascido em Teresina . Meus  pais moravam em Palmeirais  na  época em que fui concebida, mas  minha  mãe  decidiu que eu  nasceria em Teresina, onde  havia  maternidade e melhor assistência médica. Vim ao mundo  na  revolucionária  década de  60 . Nasci  de parto normal , na  Maternidade  São Vicente de Paula ,  em Teresina, através das  mãos  do Dr. Aristides  Ribeiro de Almeida  ,  primo do meu pai  e meu  primo em segundo grau . 

A fotografia acima retrata  a Praça Mal. Deodoro da Fonseca,  o coração da cidade  de Palmeirais, local onde  nossa casa  era situada.  Nessa  pracinha  vivi  momentos de  muita  alegria .

Igreja  Nossa Sra. da  Conceição

Na Igreja N. Sra. da Conceição, a  matriz da  cidade,  fui batizada, fiz  a primeira comunhão e   fui crismada  por  Dom Avelar  Brandão Vilela , Bispo do Piauí   à  época.  
Cachoeira do Corrente

Tive uma infância  muito feliz . Lembro dos banhos no  Riacho Cadoz, na Cachoeira  do Corrente , dos períodos  de   férias com  os primos  na  fazenda  Ribeirão Azul . Naquela época  a vida era mais tranquila, não havia tanto perigo nas  ruas  ,  nem violência . Quanta  saudade!




Teresina - PI
Quando  completei nove anos  meus pais  decidiram  morar em  Teresina, pois  meus  irmãos  estavam crescidos e na capital   havia melhores colégios . Minha  mãe, que era professora da  rede  estadual de  ensino,  transferiu-se , passando a  trabalhar em Teresina .  Meu pai continuou  com as  atividades de proprietário rural ( agropecuarista )  e industrial (beneficiamento de madeira para construção civil)  em Palmeirais , colocando uma  filial  da  empresa  madereira   em Teresina.    Assim  ele  ficava  lá  e  cá .                                                                                    
Meu pai  sempre me  estimulou  a  seguir a magistratura  e   com o  apoio de minha familia me formei  em  Ciências  Jurídicas ( Direito )  aos  21  anos de  idade.  Pouco tempo  depois  fiz concurso para Juiz e  fui aprovada  em 14º  lugar.

Praia Pedra do Sal - Parnaíba(PI)
 A primeira  Comarca  em  que  fui titular   foi Monsenhor Gil  ,  a 48 km de Teresina .  Mais  tarde   fui promovida  à  2ª Entrância ,  passando a ser titular da Comarca de  Canto do Buriti ,  no sul do Estado, a 400 km de Teresina . Em 2003  fui promovida para 3ª Entrância,  como titular do Juizado Especial Cível e Criminal da  Comarca de Piracuruca, no  norte do Estado .  No ano seguinte  fui promovida  para a entrância final, passando a ser  titular da  3ª  Vara Cível ( Família )  da  Comarca de Parnaíba  .  Finalmente , em abril de 2013 , consegui  retornar  à  minha terra natal , Teresina ,  onde estou agora,  na 4ª Vara de Família e Sucessões .

Ninguém  pode   verdadeiramente  saber  -  a  não ser  nós  magistrados   que   vivemos essa  experiência - o que é passar  anos e  anos no interior do Piauí  ,  exercendo a  difícil  profissão de  Juiz de Direito . E caso  seja  uma  Juíza ,  a  experiência  ainda  é  mais  difícil ,  apesar de  também ser enobrecedora, pois além das  dificuldades   da profissão  há   muitos  preconceitos a  serem vencidos .

Nas  minhas  andanças  pelo  interior  do Piauí  muita  coisa  aconteceu :  momentos de   alegria,   de amizade,  de solidariedade , de esperança .  Momentos de melancolia , de  tristeza , de  solidão e dor .   Mas  tudo  foi feito com  muito amor e  só engrandeceu minha alma . Por isso  valeu  a pena  ,  como ainda  está  valendo . Como disse o poeta  Fernando Pessoa  " tudo vale a pena , se a alma não é pequena " .


* Post reeditado  em  23/Maio/2014
 
* Foto  vista aérea de Palmeirais  by Erick Costa
* Foto  Igreja  N. Sra. da Conceição   daqui
* Foto  Cachoeira do Corrente  daqui
* Foto Teresina  daqui
* Foto Praia Pedra do Sal ( Parnaíba) by Deth




Nenhum comentário:

Postar um comentário