No último dia 24 foi instalado o Juizado Informal de Conciliação e Mediação da 3ª Vara Cível da Comarca de Parnaíba-Pi , com a nomeação do Conciliador e Mediador . Desejo boa sorte aos nomeados, Jeferson e Marilena . Que os trabalhos sejam coroados de sucesso e êxito, com a realização de muitas conciliações .
A conciliação é uma tendência do Direito na atualidade e cada vez mais estimula-se a conciliação entre as partes nos litígios que comportam composição ou transação . Na Vara de Família da Comarca de Parnaíba conseguimos conciliação em aproximadamente 50 a 60 por cento ( ou mais ) das ações . Dizem que um bom acordo vale mais do que uma excelente sentença. No acordo há um consenso e as partes , na maioria das vezes , saem da disputa judicial satisfeitas . Ao contrário quando há uma sentença de mérito, a parte vencida sempre fica insatisfeita . Além disso a conciliação entre as partes põe fim ao processo de forma célere , trazendo benéficio tanto às partes, que resolvem o litígio com rapidez, como à Justiça, que desafoga dos inúmero processos em andamento .
O Conselho Nacional de Justiça instituiu o Movimento pela Conciliação consubstanciado no projeto Conciliar é Legal , promovendo em várias épocas do ano a Semana Nacional de Conciliação . O advogado Gustavo D'Adréa ao enfatizar a importância da Conciliação afirmou : “O processo judicial, no Brasil, é muito relacionado à palavra lide ou à palavra litígio. Mas a rotineira oportunidade de conciliação, mesmo em processos já formados em tramitação, vem encorajar que se procure uma identificação do processo com a palavra diálogo. O diálogo enriquece o Direito, sugerindo também a importância da interdisciplinaridade com outras áreas científicas, que poderá evitar decisões alheias à realidade.”
Portanto antes (ou depois) de entrar em um litígio procure dialogar e conciliar, porque Conciliar é legal !
*Imagens encontradas no banco de imagens do Google
Nenhum comentário:
Postar um comentário